Abril: o mês da produtividade!

Produtividade

Abril é o mês dedicado à produtividade no It’s (not) so simple.

Todos ambicionamos ser produtivos, cada vez mais eficazes e eficientes, por vezes à custa de nós próprios, do nosso descanso, do nosso sossego, da nossa saúde, até.

Queremos conseguir fazer o mais possível, em muito pouco tempo, frequentemente pondo em causa a qualidade do resultado final.

Temos tendência para valorizar o ser capaz de desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo, multitasking, em Inglês, ou “multitascar”, como dizemos, na brincadeira, em Português.

Porém, será que conseguimos realmente desempenhar duas tarefas, ou mais, em simultâneo?

Eu descobri que não consigo.

Durante muito tempo achei que era perfeitamente capaz de falar ao telefone e escrever ao mesmo tempo, ou ler e ouvir música simultaneamente, mas, quando realmente parei para pensar, tive de me render às evidências: o nosso cérebro foi feito para prestar atenção a uma só coisa de cada vez.

Nós desejávamos poder fazer muito, desdobrarmo-nos constantemente, concretizar mais no mesmo tempo e ainda prestar atenção aos outros. Contudo, depois de muito de observar e testar, posso afirmar que tal não é possível.

Ainda que seja tentador, e que possa parecer realizável, há sempre algo que se perde, pormenores que ficam para trás, detalhes que deixamos de ouvir, informações que temos de pedir para repetir.

E acaba por não valer a pena: não estamos a ser verdadeiros, nem honestos e, muito menos, sensíveis para com as outras pessoas. Os outros apercebem-se a sua falta de importância e/ou relevância naquele momento, naquela interação.

Em nome das boas relações humanas, quem fala connosco deve merecer sempre toda a nossa atenção.

Portanto, eu defendo que se faça, sempre que possível, uma tarefa de cada vez.

É claro que há momentos em que conseguimos “multitascar”: conduzir e conversar com a pessoa ao nosso lado, por exemplo. Mas, garanto-te, caso tenhas de fazer uma manobra difícil, ou o trânsito requeira mais a tua atenção, a tua capacidade para conversar ver-se-á diminuída. E isso é algo que deves respeitar.

Posto isto, avancemos para mais um mês de desafio.

Iremos falar sobre procrastinação, sobre como faço a gestão das minhas tarefas e sobre o trabalho de Leo Babauta. Irei dar-te dicas sobre ferramentas de produtividade que acho imprescindíveis, falaremos sobre o e-mail e como geri-lo e, lá mais para o fim do mês, trarei uma sugestão de leitura que te fará pensar sobre se vale realmente a pena tanto trabalho. (Spoiler Alert: Tim Ferriss!)

Para te abrir o apetite para o mês em que nos vamos tornar muito mais produtivos, deixo-te o link para a lista que criei no Spotify e que uso quando quero me concentrar numa tarefa: It’s (not) so simple Playlist. Espero que gostes. 

E agora, vem aumentar a tua produtividade comigo!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *