6 passos cruciais para um Natal sem stress

preparar-o-natal

Mesmo que pareça que o Natal ainda está distante, a verdade é que se está a aproximar a passos bem largos. Quando dermos por isso, o Dezembro vai estar mesmo aí à porta e as tarefas para fazer vão ser milhentas.

Os presentes, os planos, as comidas, as viagens… Queremos que as festas sejam perfeitas e que não falte nada, não é?

Porque compreendo a importância de manter tudo organizado, defini os passos que considero cruciais para ter umas festas simples e cheias de sucesso!

Então, para conseguires usufruir desta época em toda a sua plenitude, põe mãos à obra:

1 – Lista tudo o que tens de comprar e orçamenta o que podes gastar

No ano passado, contei-te como otimizei a aquisição das prendas de Natal e partilhei inclusivamente contigo uma forma de controlar os custos com esta categoria (vê aqui o Excel para gerir os presentes de todos).

Sabes tão bem quanto eu como é facílimo “perder o Norte” e gastar mais do que se pode com prendas, prendinhas, lembranças e lembrancinhas…

Este ano sugiro que faças o mesmo: começa já a pensar na lista de presenteados, naquilo que queres oferecer e no quanto queres/podes gastar.

Desta forma, evitas comprar só por comprar, bem como fazê-lo à última da hora, em lojas apinhadas!

Deves também pensar no que terás de comprar para as refeições desses dias e quanto prevês gastar.

Se fores a anfitriã, a responsabilidade de escolher o menu é tua e deves definir o que é preciso para a consoada e/ou para o almoço de Natal.

Se fores uma convidada, combina com os teus anfitriões aquilo com que vais contribuir para a “comezaina”.

A pensar nisto mesmo, criei um orçamento de compras para as refeições de Natal, que partilho contigo aqui. Trata-se de um Excel onde podes listar o que tens de comprar, em que quantidade e o quanto achas que vais gastar. Contém algumas sugestões do que poderás precisar para a ocasião, mas é totalmente personalizável.

Planear tudo isto antecipadamente faz com que consigas poupar uns trocos e ajuda a que não tenhas de fazer compras apressadas em cima do acontecimento.

2 – Definir onde irás passar as festas e rever a lista de convidados

Dependendo de se és tu a receber as pessoas, se vais a casa de alguém, ou se vais fazer as refeições num outro local, como um restaurante, convém criar uma lista de convidados para poder planear o que é necessário comprar, ou que marcações precisam de ser feitas.

Assim, saberás também quem estará presente e que prendas tens de levar para partilhar com os convivas, evitando esquecimentos potencialmente constrangedores

Se fores tu a receber, valida se tens loiça e talheres para todos. E, já agora, se tens tachos e panelas suficientes para cozinhar todas as refeições. Caso te falte alguma coisa, vê o que precisas de pedir emprestado.

3 – Concentrar as compras e antecipá-las o mais possível.

Não só a compra dos presentes, mas também a dos alimentos necessários para as festas.

No caso das lembranças de Natal, fazê-las com avanço permite-te escolher com tempo, comparar preços com calma, evitar lojas cheias de gente e filas monumentais.

Valida que lojas têm promoções do teu interesse a decorrer, ou que cupões de desconto podes aproveitar. Isto aplica-se tanto a lojas tradicionais, como a compras online.

No caso dos alimentos, tudo aquilo que tiver prazos de validade alargados pode ser comprado já e assim deixas só o que é perecível para mais perto do dia 24.

Olha para a tua despensa e avalia se o que tens e as quantidades são suficientes. Desta forma é mais fácil decidir o que tem de fazer parte da tua lista.

Concentra as tuas compras e planeia-as para que não tenhas de correr para a mercearia mais próxima, às pressas, à procura de açúcar!

4 – Manter a organização

O fazer agora é absolutamente crucial neste campo!

Depois de teres comprado os presentes, embrulha-os logo que possível e arrecada-os onde não atrapalhem, nem apanhem pó.

Quando comprares as mercearias, guarda-as de imediato no local mais apropriado para que estejam à mão quando precisares delas.

Usa a lista de compras para te guiar, para não acabares por comprar mais uma embalagem de fermento no último minuto, por exemplo.

5 – Celebrar o advento

Há um ano, contei-te o que fazemos lá em casa durante o Advento: seguimos um calendário de atividades relacionadas com o Natal que a criançada adora. Pronto, está bem, os adultos também apreciam bastante (ihih!). Podes ler como o faço e que sugestões tenho para ti neste post.

No entanto, quero partilhar que tenho uma grande surpresa preparada para ti no final deste mês, no dia 24, para ser mais concreta.

Nesse dia, o It’s (not) so simple completa um ano de existência.

(Já um ano? Também me faço essa pergunta várias vezes… Passou tão depressa!)

Bem, mas como eu ia dizendo, tenho uma surpresa preparada que vou revelar nesse dia e, como já deves ter adivinhado, está relacionada com a celebração do Advento.

A única coisa que te posso dizer para já é para ficares atenta! Se quiseres receber a novidade mal ela saia, e caso ainda não o tenhas feito, subscreve a newsletter!

Arriscando parecer convencida, tenho a certeza de que vai valer toda a espera! (Ho-Ho-Ho)

6 – Desfrutar destas festas e fortalecer os laços com os teus entes queridos

Bom, orçamentaste as compras, organizaste listas de prendas e de convidados, certificaste-te de que tens tudo o que precisas, celebraste o Advento em grande e, finalmente, chegam os dias das festas.

O que tens a fazer agora? Divertir-te e aproveitar a época para estreitar os teus relacionamentos familiares e de amizade.

Não te esqueças também de relaxar um pouco e dedicar algum tempo a ti própria.

De caminho, dá os parabéns a ti própria por teres “sobrevivido” a mais umas festas e por teres conseguido organizar tudo e por teres feito com que esta época decorresse com o menor número de sobressaltos possível.

E, penso quase não ser preciso dizê-lo, sê feliz!

Agora conta-me, já começaste a planear as tuas festas? Qual costuma ser o teu primeiro passo? Se tiveres alguma dica de organização para partilhar, não te esqueças de comentar. Obrigada!

Share

6 thoughts on “6 passos cruciais para um Natal sem stress

  1. Ai o Natal que tanto adoro 🙂 Como habitual a tua escrita não podia ser mais assertiva, é sempre um grande prazer ler-te.
    Por aqui já andamos a organizar tudo, as prendas estão tratadas, o local este ano também já está definido tal como a lista de convidados e o advento está em curso 🙂
    Falta preparar a ementa bem como definir o que cada um leva 🙂
    Obrigada pela tua partilha e estarei atenta ao dia 24 🙂 Beijinhos

    1. Sempre organizada, esta menina 🙂 Assim é que eu gosto! 😉
      Obrigada eu pela tua partilha, querida.
      Espero que a surpresa de dia 24 não desiluda 😀
      Beijos grandes.

  2. Oi Mafalda,
    Muita alegria em conhecer seu blog , pois tem a filosofia do meu, só que o meu é voltadopara comidas simples assim.
    Muito oportunas suas dicas sobre um natal sem stress.
    Agora que conheci o Its not to simples virei sempre aqui.
    Bj,
    Lylia

    1. Viva Lylia!
      Que inspiração o teu blogue.
      Agradeço imenso o comentário e a visita e fico muito contente por teres gostado das dicas
      Tudo de bom.
      Beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *