Como poupar ainda mais: 7 dicas

Como poupar mais

Nota: os porquinhos super irresistíveis que vês na imagem acima são da autoria da menina por trás do blogue Feltro nas Mãos. Visita o blogue dela para ficares a conhecer estes e outros maravilhosos trabalhos da sua autoria. Merci, Martine 😉

Fevereiro começou sob o signo da poupança e é assim também que termina.

Poupar é importante. Poupar é pensar no futuro. Poupar traz-nos paz e tranquilidade. Quem poupa é mais feliz!

Queres saber como podes poupar mais?

Deixo-te 7 dicas muito fáceis:

1 – Estabelece os objetivos de poupança. Se não souberes o motivo pelo qual queres poupar, não terás a motivação certa para o fazer e depressa darás por ti a gastar mais do que deves. 

2 – Faz um orçamento. Anota todas as fontes de rendimento e analisa todas as rubricas de gastos. Identifica as áreas críticas que necessitam de revisão e descobre os focos de poupança. Encontra aqui o Excel que uso para este efeito.

3 – Compra menos. Eu sei, parece quase absurdo de tão óbvio que é, mas é a única forma de começar de facto a poupar quando te sobra sempre mês no fim do dinheiro. Experimenta passar sem um bem ou um serviço durante um período de tempo e analisa se este realmente te faz falta.

4 – Encontra alternativas mais baratas. Faz a tua pesquisa: muitas  das vezes até encontras simuladores online, ou estudo feitos por entidades competentes, que te podem ajudar a tomar a decisão. A consulta ao fornecedor é sempre indispensável, claro.

5 – Negoceia com os teus fornecedores. Foi o que fiz com a empresa que me fornece o serviço de cabo. Fui ao mercado, encontrei uma alternativa mais económica e contactei-os para saber como cancelar o serviço. No fim dessa chamada telefónica, tinha já uma proposta mais vantajosa por parte do fornecedor atual: manter um cliente é mais barato do que ganhar um novo, ou, de outra perspetiva, perder um cliente pode custar demasiado caro…

6 – Segura o touro pelos chifres! Fala com quem detém a tua dívida e renegoceia-a. Analisaste o teu orçamento, sabes que tens mais dinheiro disponível e que podes pagar a dívida mais depressa. Por isso, tenta reduzir o número de prestações e pouparás nos juros. Foi o que fiz quando paguei o meu empréstimo habitação.

7 – Arranja um mealheiro. De preferência um difícil de abrir – não são tão lindos os porquinhos da foto? 😉 Estipula o quanto queres lá pôr: podes optar por deixar lá as moedas que trazes para casa (é o que eu faço), ou todos os extras (também faço isto). Alternativamente, podes estipular que todos os dias, todas as semanas, ou todos os meses, tens de lá deixar um valor fixo. Quando abrires o teu mealheiro, vais ter uma grande surpresa: é impressionante o quanto se consegue poupar desta forma.


Para aprender mais sobre poupanças, sugiro os cursos online da Escola It’s (not) so simple:

1 – Poupar e pagar dívidas – Curso Gratuito

Este é o curso ideal para quem quer dar os primeiros passos de poupança e acabar com as suas dívidas, ao mesmo tempo que se começa a criar um fundo de maneio. Mais informação aqui.

2 – Poupar e pagar dívidas – Curso Avançado – 19€

Este curso é indicado para quem já tem por hábito poupar, mas ainda luta com as suas dívidas e não sabe como alavancar ainda mais as suas poupanças. Toda a informação aqui.

Para recursos adicionais sobre a temática das finanças pessoais/domésticas, ver a página do Desafio “As Tuas Finanças”.


Qual a tua dica de poupança preferida?

Share

4 thoughts on “Como poupar ainda mais: 7 dicas

  1. Olá minha querida Mafalda!

    Já tinha saudades dos teus post sempre tão enriquecidos em informação e dicas!
    Muito obrigada por partilhares estas dicas, algumas delas já as estou a seguir, outras não, mas ainda vou a tempo.
    Uma das coisas que quero fazer este ano, é poupar mais. E já estou a trabalhar nisso:)
    Beijinho enorme para ti*

    1. Catarina! Também eu tive saudades tuas 🙂
      Fico muito contente por seres uma menina poupada. É uma decisão muito sensata.
      Beijos muito grandes e tudo de bom.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *